Dra. Renata Pinchiari

Alguns procedimentos da Harmonização orofacial

Harmonização orofacial

Vamos conversar sobre alguns procedimentos da Harmonização orofacial?

É fundamental conhecer e tirar as dúvidas sobre os procedimentos. Assim, você sabe o que esperar, tanto durante o tratamento, quanto para os resultados. Pensando nisso, esse artigo foi criado para explicar melhor as técnicas utilizadas na harmonização orofacial.

Toxina botulínica, o Botox!

A toxina botulínica, conhecida mais pela marca comercial Botox, é utilizada para amenizar e até eliminar rugas e marcas formadas pela expressão facial. É uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum e paralisa o movimento do músculo onde é aplicada.

As marcas e rugas de expressão são formadas devido à constante atividade dos músculos da face. Uma vez que a pele vai perdendo colágeno, as marcas vão aparecendo.

Aí temos o Botox como aliado.

Com sua correta aplicação, o músculo é paralisado, não formando mais essas marcas e rugas.

Hoje sabemos que a duração do efeito do Botox é de 3 a 4 meses. Essa duração depende de paciente, de sua saúde, de seus hábitos e estilo de vida. Fumo, bebida alcoólica e exercícios físicos em demasia, por exemplo, são fatores que aceleram a perda desse efeito.

Também é importante lembrar que rugas profundas, estáticas e já formadas somente amenizam com o Botox. Para elas, existem os bioestimuladores de colágeno e os peelings químicos.

Preenchimentos faciais com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância encontrada naturalmente em nosso corpo. Hoje também pode ser produzido, em forma de gel injetável que nos oferece uma gama de funções no mundo da estética.

Esse é um produto muito usado para os preenchimentos faciais. Com ele, é possível redefinir o contorno facial e tratar sulcos profundos, como o bigode chines. O preenchimento com ácido hialurônico também dá volume a várias regiões do rosto, como a região das maças do rosto, queixo e contorno de mandíbula. Ele também é útil no preenchimento de região de olheiras, oferecendo um olhar mais jovem e descansado.

Sua duração também dependerá de cada paciente e seus hábitos, porém podemos estipular uma média de 6 meses a um ano. O ácido hialurônico pode ser reaplicado conforme a necessidade.

A maravilha do acido hialurônico é saber de sua reversibilidade. Sim! Se por algum motivo o paciente quiser remover, ou surgir a necessidade de remoção por alguma intercorrência, temos a enzima hialuronidase. Esse composto degradará o ácido hialurônico por completo, removendo o produto.

Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas abaixo da pele do paciente, provocam uma inflamação subclínica. Esse procedimento estimula a produção de colágeno no corpo do próprio paciente. Essa resposta acontece aproximadamente 30 dias após da injeção.

No mercado brasileiro, os bioestimuladores mais utilizados são:

  • Sculptra;
  • Ácido poli-l-latico;
  • Diamond e Radiesse;
  • Hidroxiapatita de cálcio e Ellanse;
  • Policaprolactona.

Os bioestimuladores de colágeno são usados no rosto, testa (através de uma técnica chamada Hidrolifting) e no pescoço. A quantidade de material e número de sessões dependerá de cada caso. Lembre-se que quando o assunto são procedimentos estéticos, sempre é necessário realizar uma avaliação previa.

Os bioestimuladores são uma ótima opção para quem quer envelhecer com uma pele lisinha e saudável. Além disso, também é o melhor tratamento para flacidez e rugas estáticas.

Conseguimos também uma ótima resposta nas cicatrizes de acne. Seu uso ainda, pode ser associado aos peelings químicos, tendo uma resposta incrível. Isso graças ao estímulo natural da produção de colágeno e renovação celular!

Fios de sustentação (PDO)

Os fios de PDO são fios reabsorvíveis, que estimulam colágeno e também são utilizados para a realização de lifting facial. Tratam-se de filamentos que, em sua extensão possuem garras ou cones. Essas garras, quando ativadas, fazem a tração dos tecidos da pele, os reposicionando. Eles podem ser utilizados no rosto e no pescoço.

A quantidade de fios utilizados dependerá do caso e de cada paciente. Esse procedimento é Indicado para quedas e flacidez brandas.

Os fios são introduzidos abaixo da pele do paciente e, como possuem garras em sua extensão, promovem um reposicionamento dos compartimentos de gordura, musculatura e pele. Eles ajudam a amenizar os sulco nasolabial, o bigode chinês, as linhas de marionete e também os Jawls, conhecido como “buldogue”.

A duração do efeito dos fios pode ser de até um ano, dependendo do nível de flacidez do paciente. É importante lembrar que no caso quedas graves e flacidez muito grande, os fios não são indicados, sendo necessário o lifting cirúrgico.

Bichectomia e lipo de papada.

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico no qual a bola de Bichat, gordura encapsulada encontrada na bochecha, é removida. Esse procedimento é realizado quando se quer afinar o rosto, quando o paciente possui as bochechas volumosas e também quando o paciente morde constantemente a bochecha por dentro, também devido ao volume da área.

A lipo de papada, ou jowls, são procedimentos cirúrgicos onde se remove a gordura localizada na região submandibular e da gordura abaixo do sulco nasolabial, o conhecido “buldogue”.

São procedimentos que exigem avaliação prévia, exames pré-operatórios e sempre os cuidados pós operatórios corretos.

Protocoll e Protocoll Eyes

O famoso e tradicional Protocoll já é o queridinho da Harmonização orofacial! Para quem ainda não o conhece, trata-se de uma associação de técnicas para a indução de formação de colágeno.

O procedimento começa com um microagulhamento com ativos específicos, que incluem a toxina botulínica, para clarear e renovar a pele. Em seguida, são realizados dois peelings químicos. É um tratamento completo e inovador!

E agora, a maior novidade no momento, lançado em setembro de 2020, o Protocoll Eyes!

Um Protocoll desenvolvido especialmente para a região dos olhos. Trata-se de uma mistura de ativos, bioestimuladores de colágeno e peelings para a região periorbital. Esse procedimento é muito indicado para o tratamento de olheiras escurecidas, flacidez de pálpebras e também para tratar aquelas rugas finas que ficam em volta dos olhos.

Uma região tão delicada não podia ter um tratamento melhor. O número de sessões e quais as técnicas serão utilizadas dependerá do caso de cada paciente. Aqui o paciente também receberá um homecare especifico Para esse Protocoll Eyes.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!