Se você está pesquisando sobre tratamentos estéticos, certamente já ouviu falar dos Bioestimuladores, como o Radiesse. Esse tipo de procedimento está se tornando cada vez mais popular, e não faltam motivos.
De forma não invasiva, com resultados muito mais naturais e efeitos, progressivos e duradouros, não é de se espantar que ele tenha se tornado um queridinho do mercado.
Mas, é claro, é normal ter dúvidas quando você está procurando o melhor procedimento para o seu caso. E pesquisar sobre isso é ótimo! Por isso, criamos esse artigo. Aqui, você entende melhor o que são Bioestimuladores, quando esse tratamento é indicado e encontra todas as respostas que você precisa.
Vamos lá!
O que são Bioestimuladores: Tire suas dúvidas
Bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas na pele, estimulam a produção de colágeno na região. Normalmente, essas substâncias são utilizadas para o preenchimento facial e para o tratamento da flacidez da pele.
Com o passar dos anos, a produção de colágeno naturalmente diminui. É por isso que a pele começa a se tornar mais flácida e fina, o que leva ao aparecimento de rugas, manchas e outros sinais.
Os bioestimuladores mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona. A melhor alternativa vai depender do caso, objetivos do paciente e da área a ser tratada. O Radiesse, por exemplo, trata-se de um gel composto de hidroxiapatita de cálcio que demonstra grande eficácia no tratamento de áreas mais sensíveis do rosto.
Também vale ressaltar que os bioestimuladores são substâncias que estão naturalmente presentes no organismo, isso é, são biocompatíveis. Por isso, são mais seguras e menos invasivas. Isso também garante que os resultados desse tipo de procedimento sejam o mais naturais possível.
O preenchimento com Radiesse possui uma característica mais indireta e funciona melhor a longo prazo. Isso porque o foco principal nesse procedimento é o estímulo de colágeno, que melhora o aspecto da pele de maneira global.
Como é o tratamento com Bioestimuladores?
Os bioestimuladores são aplicados em regiões específicas da pele, com o auxílio de cânulas. As áreas mais indicadas para cada paciente serão definidas pelo profissional, visando os melhores resultados.
Quando injetados nas camadas mais profundas da pele os bioestimuladores provocam uma leve reação inflamatória. Isso faz com que as células responsáveis pela produção de colágeno se ativem. Então, novas fibras de sustentação para a pele são produzidas.
Os efeitos dos bioestimuladores são progressivos. Isso significa que continuam agindo no seu corpo e produzindo resultados por muitos meses após a aplicação.
O procedimento é doloroso?
Se você está se preocupando com as injeções, pode se tranquilizar. Anestésicos locais são utilizados para evitar que o paciente sinta incômodo.
Logo após a aplicação, seu rosto pode inchar ou doer um pouco. Nesses casos, o dentista poderá orientá-lo sobre como aliviar esses sintomas, que no geral, somem em algumas horas.
É possível ter reações adversas ao procedimento?
Os bioestimuladores também são biocompatíveis. Isso significa que se trata de uma substância que já está presente no corpo. Essa é uma medida importante de segurança, já que garante que não haja reações adversas e que os efeitos sejam mais naturais.
Algumas pessoas, no entanto, podem ser alérgicas ao composto. Por isso, é fundamental escolher um profissional devidamente habilitado para suas sessões.
Quando o procedimento com Bioestimuladores é indicado?
Os bioestimuladores como Radiesse são cada vez mais indicados para preenchimentos, em associação ao ácido hialurônico, e para a melhoria do aspecto da pele como um todo. Eles são eficazes no tratamento de:
- Rugas finas e de expressão;
- Flacidez e afinamento da pele;
- Cicatrizes de acne;
- Restauração do volume do rosto.
A melhor parte desse tipo de tratamento é que, como estimula a produção de colágeno no corpo, os efeitos são mais naturais e duradouros.
Como os bioestimuladores proporcionam preenchimento indireto, são capazes de devolver o volume natural e melhorar o aspecto da pele no geral. No caso do Radiesse, a aplicação pode ser realizada mesmo em regiões mais sensíveis, como perto dos olhos.
Os bioestimuladores são uma boa opção também para pacientes que sofreram perda significativa no volume do rosto, como acontece com os atletas de alta performance, por exemplo.
O que esperar do tratamento com Bioestimuladores?
É importante lembrar que os efeitos dos bioestimuladores são progressivos. Isso significa que sua ação demora algum tempo. Isso porque o corpo precisará produzir colágeno naturalmente antes que os resultados possam ser observados.
No entanto, tratamentos de efeito progressivo costumam também ter efeitos mais duradouros. Também vale ressaltar que é muito provável que seu dentista recomende os bioestimuladores em associação a outros tipos de procedimentos. Assim, é possível que esses outros tratamentos apresentem resultados mais imediatos.
Quando o assunto é harmonização orofacial, sempre é importante conversar com um dentista especialista sobre suas expectativas e resultados desejados. Esse é um profissional treinado para ajudar você a encontrar as melhores soluções para seu caso.
Quanto duram os efeitos?
A quantidade de sessões necessárias e tempo de duração dos efeitos dependem muito do paciente e seu estilo de vida. Por isso, é fundamental fazer uma avaliação com um especialista antes de optar por qualquer procedimento estético.
Em geral, substâncias biocompatíveis como o Radiesse permanecem no organismo durante até 18 meses. No entanto, é preciso considerar a associação de técnicas e outras variáveis antes de fazer uma estimativa.
É preciso tempo de recuperação?
Não. O procedimento com bioestimuladores é muito rápido e simples, não sendo necessário interromper a rotina.
Vale destacar que logo após a aplicação, o rosto pode ficar levemente inchado ou avermelhado. Esse efeito é comum, e desaparece em algumas horas.
O especialista irá orientá-lo em relação aos cuidados imediatamente após a sessão.
Bioestimuladores e a Associação de Procedimentos
Pesquisas recentes apontam a associação de procedimentos como a melhor forma de obter os melhores resultados. Isso porque cada paciente é único, e normalmente traz mais de uma queixa para o profissional.
Os bioestimuladores possuem um papel importantíssimo em qualquer procedimento de associação de técnicas. Isso porque a grande maioria dos tratamentos têm seus efeitos aumentados pelo estímulo da produção de colágeno.
Em uma sessão de técnicas associadas, são utilizados procedimentos com o objetivo de estimular colágeno, atenuar rugas e cicatrizes, melhorar a textura e suavizar manchas da pele. Para isso, é utilizada uma combinação de terapias que pode incluir Botox, microagulhamento, Protocoll , bioestimuladores como o Radiesse e preenchedores.
Vários estudos demonstram a eficácia na melhora da espessura dérmica, da flacidez e de cicatrizes de acne com uso de bioestimuladores.