A harmonização orofacial é, hoje, um dos procedimentos mais procurados do mundo da estética. E não é para menos: através de procedimentos minimamente invasivos, essa técnica é capaz de alcançar resultados naturais e surpreendentes.
Muitos pacientes têm receio de se submeter a procedimentos cirúrgicos, como um lifting cirúrgico por exemplo,e com razão. Além do longo tempo de recuperação, os resultados são marcantes e permanentes. É comum encontrar quem tenha medo de ficar irreconhecível ou acabar não gostando das alterações.
Assim, a popularidade de métodos menos invasivos e mais sutis só tende a crescer. No caso da harmonização orofacial, o objetivo é ajustar os contornos do rosto para aumentar a simetria e harmonia das características, sem mudar drasticamente a aparência do paciente.
Os resultados são incríveis, justamente por terem aspecto mais natural e sutil. Nesse artigo, você aprende mais sobre a harmonização orofacial e o uso do método Protocoll para esse procedimento.
O que é Harmonização Orofacial?
A harmonização orofacial é um tratamento recente na odontologia, que visa proporcionar equilíbrio entre a relação estética e funcional tanto do sorriso, quanto do rosto do paciente. Dessa forma, o dentista irá considerar seu rosto como um todo para traçar um plano de cuidados.
Através de procedimentos minimamente invasivos, feitos no próprio consultório, é possível corrigir assimetrias, melhorar proporções faciais e melhorar o aspecto geral da pele. Isso é possível graças a associação de diferentes terapias com o uso de substâncias bioestimuladoras.
Antes de começar o procedimento, seu dentista irá ouvir suas queixas, expectativas e necessidades especiais. A partir daí, será criado um plano de tratamentos específico para você. Todas as sessões serão personalizadas para atender às suas necessidades.
Os procedimentos poderão incluir desde o queridinho da estética, o Botox, até tratamentos dentários com objetivo funcional. A ideia é mesmo tratar o rosto como um conjunto complexo, ao invés de focar na resolução de queixas isoladas. Isso proporciona resultados mais harmônicos e naturais, que estão de acordo com as expectativas do paciente e não mudam drasticamente suas características.
Para quem a harmonização orofacial é recomendada?
Pacientes que desejam corrigir assimetrias ou tornar o rosto mais harmônico, em geral, podem se beneficiar muito desse procedimento. Vale destacar que, devido ao uso de bioestimuladores, as técnicas também proporcionam o rejuvenescimento e melhoria da qualidade da pele do rosto.
Quais são os procedimentos utilizados na harmonização orofacial?
Os procedimentos indicados pelo seu dentista podem variar muito de acordo com suas queixas e expectativas. Conheça algumas das técnicas que podem ser aplicadas nesse processo:
- Aplicações de toxina botulínica (Botox);
- Preenchimento facial com o objetivo de devolver volume ao rosto, alterar sutilmente contornos e disfarçar assimetrias;
- Aplicação de bioestimuladores de colágeno, que melhoram a qualidade dérmica, dando um aspecto mais jovem e saudável ao rosto;
- Fios de sustentação, utilizados para obter um efeito imediato de lifting em casos de flacidez grave;
- Protocoll e Protocoll Eyes, que associam diversas técnicas para melhorar a qualidade da pele.
O que é Protocoll?
Agora que você já entende melhor a harmonização orofacial, vamos falar um pouco sobre o método Protocoll. Esse é um procedimento estético desenvolvido no Instituto Tereza Scardua pela professora Valéria Dalcol. A técnica consiste na associação de tratamentos com toxina intradérmica, intradermoterapia de ativos e aplicação de ácidos: tudo em uma sessão.
Esse conjunto de tratamentos combina, e muito, com a harmonização. Isso porque é extremamente personalizado, tendo como objetivo atender às expectativas do paciente usando procedimentos minimamente invasivos e que estimulam a produção de colágeno.
Como utiliza muitas técnicas em conjunto, o Protocoll é extremamente eficaz e versátil.
Bioestimuladores de colágeno associados ao Protocoll
Os bioestimuladores de colágeno, como a hidroxiapatita de cálcio, são substâncias que estimulam a produção de colágeno pelas células do corpo e podem ser realizados na mesma sessão que o Protocoll. Essa importante proteína é responsável pela elasticidade, firmeza e aspecto saudável da pele. Dependendo da concentração, essas substâncias também podem substituir os preenchedores. No entanto, conferem um volume indireto, produzindo efeitos mais naturais.
Pelo alto potencial de personalização dos procedimentos, é fundamental realizar o Protocoll com um profissional certificado.
Quais os benefícios do Protocoll?
Os tratamentos escolhidos pelo seu dentista vão depender muito das suas queixas e expectativas quanto aos resultados. O método é bastante flexível, e pode incluir procedimentos para o tratamento de:
- Rugas finas
- Manchas na pele
- Sinais e rugas na região dos olhos e entre as sobrancelhas
- Flacidez
- Textura muito fina ou seca
- Perda de volume no rosto
- Pequenas cicatrizes ou marcas de acne
Entre as técnicas que podem ser utilizadas na sessão estão a toxina botulínica, microagulhamento, intradermoterapia com ativos, peelings e bioestimuladores. De maneira geral, o Protocoll consiste na associação de infusão de ativos como vitamina C, acido tranexâmico, silício orgânico, com toxina intradérmica e aplicação de ácidos.
Lembre-se: é importantíssimo consultar um dentista capacitado para realizar esse e qualquer procedimento estético similar. Sua segurança e a qualidade dos resultados dependem de um profissional treinado e responsável!