Você já conhece o procedimento de Reestruturação Facial? Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de deixar o rosto mais harmônico.
A reestruturação visa melhorar a simetria da face. Mas, como são aplicados procedimentos com foco no estímulo da produção de colágeno, é possível observar um efeito rejuvenescedor também!
Nesse artigo, você vai aprender mais sobre a reestruturação facial com bioestimuladores de colágeno. Tire suas dúvidas sobre esse procedimento:
Para quem a Reestruturação Facial é recomendada?
A reestruturação facial é um procedimento que combina diversas técnicas. Isso significa que se trata de uma opção capaz de atender às diversas necessidades.
Cada paciente é único. Suas queixas muito provavelmente envolvem mais do que uma área específica do rosto. Por isso, a tendência é que cada vez mais profissionais optem por métodos que combinam diversas terapias.
O procedimento de reestruturação é recomendado para quem não está satisfeito com a simetria e contornos do rosto. Aliadas aos bioestimuladores, as técnicas aplicadas podem:
- Devolver o volume perdido no rosto;
- Suavizar linhas, rugas e outros sinais do envelhecimento;
- Ajustar contornos visando melhorar a simetria do rosto;
- Melhora a textura, firmeza e elasticidade da pele.
No geral, o efeito é a harmonização do rosto e o rejuvenescimento da pele. Tudo isso é realizado através de técnicas não invasivas. Assim, tratam-se de procedimentos seguros, rápidos e que geram resultados muito naturais.
Como os bioestimuladores de colágeno agem?
Com o passar do tempo, a produção natural de colágeno do corpo começa a desacelerar. Essa é uma proteína importante para manter a elasticidade, qualidade de textura e aspecto jovem da pele.
É essa diminuição na produção de colágeno que faz com que os sinais da idade comecem a aparecer. Isso é, sem a elasticidade e firmeza conferidas pela proteína, a pele se torna mais fina e ocorre a perda de volume. Assim, se formam rugas, áreas flácidas e sulcos.
Os bioestimuladores são substâncias capazes de estimular as células produtoras de colágeno. Com o passar do tempo, eles podem fazer com que a pele se torne mais jovem e saudável, naturalmente.
Além desse benefício, os bioestimuladores também conferem volume imediato às áreas onde for aplicado. Dessa forma, é possível usá-los como preenchedores, tanto para devolver volume perdido quanto para ajustar os contornos do rosto e deixá-lo mais simétrico.
Tipos de bioestimuladores disponíveis no mercado
Hoje, os principais preenchedores bioestimuladores são os compostos de ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona. Mas qual é o melhor?
A resposta é simples: depende do caso. É muito raro que um profissional trabalhe com apenas um tipo de produto, justamente porque todo paciente é único. Cada um desses produtos tem características únicas, que oferecem vantagens em situações distintas.
Isso significa que o paciente não precisa se preocupar em escolher o melhor produto para as aplicações. O profissional escolhido irá ouvir suas queixas e expectativas. Assim, pode traçar um plano de tratamento que lhe proporcionará os melhores resultados.
É por isso que escolher um profissional capacitado e especializado para realizar a reestruturação facial é tão importante. Definir os melhores produtos e terapias para seu caso depende de experiência e conhecimento sobre a anatomia do rosto.
O que esperar do procedimento de Rejuvenescimento e Reestruturação Facial
Como você aprendeu nesse artigo, o procedimento de rejuvenescimento e reestruturação facial é personalizado. Isso é, ajustado de acordo com as queixas e expectativas do paciente.
Por isso, existe uma variedade de técnicas e tratamentos que poderão ser recomendados pelo profissional. Todos os procedimentos utilizados são minimamente invasivos. Assim, não é preciso fazer preparações ou passar por períodos de recuperação.
Vale destacar que os tratamentos com bioestimuladores não são recomendados para gestantes ou para pessoas que apresentam alergia aos componentes dos produtos.
As sessões são rápidas, e o número de aplicações necessárias varia de acordo com sua necessidade. O preenchedor é aplicado através de pequenas injeções com auxilio de cânulas em locais estratégicos.
Os efeitos de preenchimento podem ser observados imediatamente. No entanto, o estímulo e produção de colágeno leva algum tempo. Dessa forma, as melhorias em textura, elasticidade e firmeza da pele demoram entre 3 e 4 semanas para começar a aparecer. Esses são efeitos progressivos, que melhoram com o passar do tempo.
Quanto tempo duram os efeitos?
Os efeitos do rejuvenescimento e reestruturação facial com bioestimuladores não é permanente. Isso porque, para que o procedimento seja mais seguro, são utilizadas substâncias biocompatíveis reabsorvíveis. Ou seja, com o passar dos meses, o corpo absorve o composto.
Essa absorção é necessária, tanto para sua segurança, quanto para que a produção de colágeno seja estimulada. No entanto, também significa que, em algum tempo, o efeito de preenchimento começa a sumir.
O tempo de duração do preenchimento no organismo varia de um paciente para outro. Fatores como seus hábitos alimentares e de exercícios, por exemplo, podem interferir na absorção do produto. Em média, os bioestimuladores permanecem ativos no organismo entre 12 e 18 meses.
Alguns produtos mais recentes prometem ficar até 2 anos estimulando a produção de colágeno na pele, mesmo que o efeito de preenchimento já tenha sumido.
Lembre-se que, antes de se submeter a qualquer procedimento estético, é fundamental encontrar um profissional de confiança. Pesquise e tire todas as suas dúvidas. Um bom plano de reestruturação facial é feito de maneira personalizada, escolhendo os melhores produtos e procedimentos para seu caso.
Ainda, a segurança desses procedimentos e qualidade de seus resultados dependem diretamente do conhecimento e experiência do profissional realizando a aplicação.