Dentística – Restaurações
A Dentística é a área da odontologia que define restaurações ou reconstruções. O objetivo é devolver a função e a forma para dentes danificados por cáries ou traumas. Confira algumas dúvidas comuns sobre as restaurações:
Quanto tempo dura uma restauração?
A resina composta é um material muito resistente. No entanto, como qualquer outro procedimento odontológico, deve ser avaliada periodicamente e trocada quando necessário.
Em média, as restaurações realizadas com resina composta duram cinco anos. Lembre-se, no entanto, que é importante visitar um dentista regularmente para cuidar da saúde bucal.
Como é feita uma restauração?
No caso de cáries, é preciso remover completamente a parte afetada do dente antes de iniciar a restauração. Isso é feito com brocas, em um instrumento de rotação. Quando a remoção está completa, o dentista utilizará a resina composta para restaurar a forma e a funcionalidade do dente.
Para restaurar dentes quebrados, o processo é muito parecido. No entanto, pode ser que a remoção de tecido não seja necessária.
O acabamento da restauração é feito com um polimento, buscando remover irregularidades e porosidades da resina.
Quando preciso de uma restauração?
As restaurações serão recomendadas pelo seu dentista no caso de cáries – porque será necessário remover a parte afetada do dente – e em casos de traumas – para restaurar a forma original do dente.
Se você quebrou, lascou ou trincou um dente ou sente dores nos dentes, procure um dentista.
Existem riscos em não realizar a restauração?
No caso das cáries, quando não tratadas, elas podem progredir, atingindo outros dentes. Isso pode causar dores bastante frequentes e intensas. Além disso, a situação pode agravar-se a ponto de que um tratamento endodôntico (canal) seja necessário.
Em casos mais graves, o paciente pode, inclusive, perder o dente afetado. Por isso, nunca deixe de consultar um dentista se sentir dores.