O Que é Endodontia?
A Endodontia é uma área da odontologia, responsável pelo cuidado e estudo da polpa dentária. Isso é, a estrutura interna do dente. Essa especialidade também engloba todo o sistema de canais radiculares (“raízes” dos dentes) e tecidos periapicais (interior da gengiva).
Popularmente conhecida como “Tratamento de Canal”, a Endodontia é recomendada para pacientes que possuem cáries profundas ou quando há inflamação, ou lesão no interior do dente.
O tratamento, além de livrar o paciente da dor, pode evitar o desenvolvimento de situações mais graves, como febre, inchaços e abscessos (acúmulo de pus na gengiva). Em alguns casos mais graves, quando não há tratamento, pode ocorrer até mesmo a perda do dente.
Como saber se preciso buscar tratamento?
É muito importante realizar consultas de rotina com seu dentista. Assim, além de manter a limpeza dos dentes em dia, é possível diagnosticar possíveis problemas o mais cedo possível.
Com isso em mente, veja alguns dos sintomas comuns que podem indicar problemas que necessitam desse tratamento:
- Dor de dente, em especial ao consumir alimentos frios ou quentes;
- Dor no maxilar ou na mandíbula, dores de cabeça ou no ouvido;
- Dentes escurecidos e outros traumas aparentes;
- Inchaço ou bolhas de sangue ou pus na gengiva;
- Dificuldade para mastigar devido a dor ou inchaço;
- Exposição do nervo, normalmente causada por fratura no dente.
Tratamento de canal com Sistema Rotatório?
Trata-se de um aparelho com limas rotatórias no lugar das temidas limas usadas de forma manual. após a instrumentação do canal radicular com as limas rotatórias, será realizada a obturação do canal radicular e posterior reabilitação do dente seja com uma restauração com resina composta ou elemento protético.
Os Sistemas Rotatórios representam uma verdadeira revolução na endodontia, permitindo a realização do tratamento de canais radiculares de maneira mais eficaz, rápida, segura e, acima de tudo, com qualidade.