Os bioestimuladores combatem o envelhecimento facial, e eles são importante nesse complexo processo. Saiba a seguir quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos do envelhecimento.
Fatores intrínsecos do envelhecimento
Com o passar da idade, mudanças significativas acontecem na face. A força da gravidade age ao longo dos anos, levando uma queda gravitacional da pele e dos tecidos ligados à ela.
Contudo, com o envelhecimento, a pele perde turgência e elasticidade. O principal vilão é a luz ultravioleta, que ativa as enzimas que fragmentam as fibras colágenas. Sem colágeno, a pele se torna mais seca e propensa a rugas.
Além do envelhecimento de pele o que também afeta?
Além do envelhecimento da pele, há uma importante remodelação óssea, com o aumento das cavidades. Em especial da órbita e abertura piriforme (nariz).
Como consequência, essa remodelação produz uma protrusão da glabela (traz a parte inferior da testa, entre sobrancelhas) expansão das rugas orbitais. Também a translação lateral e aumento da profundidade da órbita, expansão lateral das bochechas e aumento das dimensões do nariz.
Sendo assim, também se observa reabsorção da maxila, que perde projeção, levando a uma ptose (queda) do nariz, do lábio superior e das bochechas e a reabsorção da mandíbula na área lateral e do mento com consequente perda de definição do contorno mandibular.
Os músculos faciais diminuem de volume e ficam mais compridos. Como resultado, pode haver redução da amplitude do movimento, contratura prolongada e enrugamento contínuo da pele. A região temporal (lateral da face), com a redução do volume de músculos e gordura, fica mais profunda e com vasos sanguíneos mais aparentes.
A camada adiposa sofre redução com o envelhecimento. Possuímos compartimentos de gordura na face, mas com a ação muscular contínua ao longo de anos traz como consequências, alem das dobras e dos vincos na pele, o deslocamento da gordura, levando á formação de pregas e bolsas. A perda de gordura também leva a uma aparência “esqueletizada” em indivíduos mais magros e diminuição do volume dos lábios.
Continue lendo e saiba como os bioestimuladores é importante ao combate do envelhecimento.
Saiba mais sobre o processo complexo de envelhecimento
Como resultado de todo esse processo complexo de envelhecimento, é possível perceber:
- O aprofundamento de rugas, sendo as principais frontais, região de glabela, rugas periorbiculares (pés de galinha), nasais (buny lines), periorais (códigos de barras).
- Maior evidenciação de sulcos, sendo os mais comuns nasolabiais (bigode chinês), labiomentual (linhas de marionete) e no mento.
- Prolapso dos compartilhamentos de gordura palpebral (abaixo da sobrancelha), pálpebra inferior e papada.
- Aprofundamento da região temporal, fossa canina e malar.
- “Quadralização” da face, ou seja, esta vai perdendo seu formato triangular invertido com o ápice voltado para o mento, tipicamente jovem e assumindo um formato quadrado devido ao processo de perda de sustentação. A mandíbula perde sua definição.
Fatores extrínsecos do envelhecimento:
Além desses fatores intrínsecos, temos os fatores extrínsecos, os quais são inerentes a cada indivíduo, há aqueles que independem do fator genético e estão intimamente relacionados ao estilo de vida do paciente, como:
- hábito de fumar ;
- alimentação e pobre ingestão de água;
- ingestão excessiva de álcool;
- a quantidade e qualidade de sono;
- a realização de atividade esportiva excessiva;
- carga de stress (ambiente de trabalho e clima familiar);
- a localização geográfica do indivíduo;
- a exposição ao Sol e agentes físicos atmosféricos.
Dentre os fatores citados, destaca-se o envelhecimento causado pela exposição crônica ao Sol. A radiação ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB) provocam danos diretos e indiretos na pele através da absorção da energia ultravioleta (UV).
Sabe-se que quanto maior for o controle sobre essas variáveis, maior será a chance de proteger as células do estresse oxidativo e da aceleração do processo de envelhecimento.
Terapias de indução de colágeno:
Na tentativa de alcançar um envelhecimento facial saudável, dois aspectos necessitam ser respeitados: aceleração de turnover e melhora da espessura da pele. Ambos irão proporcionar melhor qualidade de vida e diminuição das consequências estéticas inerentes ao processo, por exemplo, rugas, linhas de expressão e ptose tissular.
Bioestimuladores de colágeno injetáveis:
Os bioestimuladores de colágeno, de modo geral, quando injetados no subcutâneo do paciente, provoca uma reação de corpo estranho, ou seja, uma reação inflamatória que irá trazer fibroblastos para a região que foi aplicado. Esses fibroblastos são responsáveis pela produção de colágeno em nosso corpo.
Alguns bioestimuladores agem também como preenchedores, como é o caso do Ellansé, Radiesse e Diamond, que dependendo da concentração e do número de sessões dão volume à área tratada, podendo também substituir ou serem usados em conjunto com os preenchedores tradicionais a base de ácido hialurônico.
A aplicação dos bioestimuladores é realizada com o auxilio de cânulas e o paciente é anestesiado para maior conforto. Costuma ser tranquila e sem complicações. O uso de cânulas minimiza a formação de hematomas (roxos) e edemas (inchaço) na região.
Quais são os Bioestimuladores ?
Sculptra:
O Ácido Poli – L- lático, ao estimular colágeno, melhora o contorno facial e atenua sulcos, rugas e marcas de expressão.
Auxilia no tratamento contra flacidez. Não é um preenchedor, mas pode resultar em um leve volume natural. No rosto, é indicado para áreas de pouco mobilidade, como laterais das bochechas, têmporas, contorno do rosto e contra indicado para região de olhos e boca.
Para ter um tratamento com resultado mais efetivo, podemos aliar lasers, ultrassom multifocado e protocolos de peelings e dermoterapia, como o Protocoll.
https://youtu.be/-Tio9O6DINI
Radiesse e Diamond:
A hidroxiapatita de cálcio pode ser usada tando como bioestimlador como preenchedor juntamente com o ácido hialurônico. Como bioestimlador é usada hiperdiluída e estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. Indicada para amenizar rugas e marcas de expressão moderadas e graves no rosto.
Recomendada também para tratar a flacidez do pescoço. É ótima para tratar aquele aspecto craquelado dessa área. Associada a outras técnicas de indução de colágeno tem-se um resultado maravilhoso!
https://youtu.be/6yU7qMcf7JY
Ellansé:
Melhora a textura da pele, deixando-a firme, sedosa e com aparência saudável. Além disso, a Policaprolactona ajuda a recuperar o volume perdido devido à diminuição natural da gordura do rosto (com excessão dos lábios e pálpebras, onde não deve ser aplicada).
Assim, é especialmente indicada para peles mais maduras ou de quem passou por processo de emagrecimento severo. Pode-se fazer aplicações mais profundas, criando pontos de sustentação. Pode dar 20 a 30% mais volume do que o Ácido Hialurônico, por isso, é necessário cuidado na aplicação.
Não vem com anestésico, o que deixa a aplicação mais desconfortável. E também pode-se aliar técnicas para otimizar seu resultado.
É importante ressaltar a necessidade do paciente estar clinicamente saudável e possuir hábitos de vida favoráveis à neocolagênese, como não fazer ingestão exagerada de gordura e açúcar, praticar atividade física regularmente, ter dieta balanceada, beber água em volume diário satisfatório, entre outros hábitos saudáveis .
Tais condutas garantem matéria-prima e condições positivas para a formação de novo colágeno, proporcionando melhores resultados no tratamento.
Espero que tenha gostado de nossa matéria. Está com envelhecimento facial? Agende já uma avaliação conosco.