Se você acompanha as últimas novidades do mundo dos procedimentos estéticos, certamente já ouviu falar da associação de tratamentos. É verdade que, a cada dia, encontramos novas terapias e técnicas avançadas para eliminar problemas e incômodos comuns, como rugas, sinais e manchas, perda de volume e elasticidade e muitos outros.
Os avanços, tanto na tecnologia quanto no conhecimento, não param de chegar.
Muitas pesquisas, no entanto, comprovam que a melhor maneira de obter os resultados desejados é a associação de diversos procedimentos. Isso é, a combinação de diversas terapias estéticas, frequentemente em uma única sessão. Esse é o grande segredo de novos métodos revolucionários, como o Protocoll.
Isso porque os tratamentos estéticos são bastante específicos. Cada aparelho e procedimento tem uma função. Raramente, no entanto, os pacientes têm apenas uma queixa.
Nesse artigo, você aprende mais sobre o que é Protocoll e como essa técnica utiliza a associação de procedimentos para obter os melhores resultados.
Por que associação de tratamentos?
Em sua maioria, as associações de tratamentos focam em procedimentos que visam o estímulo da produção de colágeno no corpo.
Com o tempo, é normal que a produção de colágeno diminua. Assim, aparecem as rugas e sinais, a flacidez e o afinamento da pele. As terapias com base em bioestimuladores — ou seja, substâncias que estimulam a produção de colágeno, são capazes de devolver a aparência jovem e saudável da pele.
Isso garante efeitos mais naturais e que melhoram progressivamente.
O colágeno também potencializa a eficácia de diversos outros tratamentos. Por exemplo, do procedimento mais famoso e procurado do mundo, a aplicação da toxina botulínica. Outros bons exemplos são as terapias com base na regeneração da pele, como os peelings e microagulhamento. Com a produção de colágeno, a regeneração é mais rápida e completa.
Ou seja, ao associar esses tratamentos com os procedimentos estéticos mais tradicionais, é possível potencializar os resultados ou aumentar sua duração.
O que é Protocoll?
O Protocoll é um método de associação de procedimentos desenvolvido no Instituto Tereza Scardua pela professora Valéria Dalcol.
Trata-se de uma técnica inovadora que visa um tratamento mais completo e harmonioso. Para isso, alia diferentes terapias e procedimentos, agindo de maneira personalizada em cada caso a fim de alcançar os melhores resultados.
Pelo alto potencial de personalização dos procedimentos, é fundamental realizar o Protocoll com um profissional médico certificado. Durante a avaliação, o médico irá determinar, com base nas necessidades do paciente, quais são as técnicas mais adequadas. O número de sessões também irá variar de um caso para o outro.
O Protocoll é uma opção extremamente versátil além, de eficaz. Como inclui diversos procedimentos, é recomendado para o tratamento de:
- Rugas finas
- Manchas na pele
- Sinais e rugas na região dos olhos e entre as sobrancelhas
- Flacidez
- Textura muito fina ou seca
- Perda de volume no rosto
- Pequenas cicatrizes ou marcas de acne
Entre as técnicas que podem ser utilizadas na sessão estão a toxina botulínica, microagulhamento, intradermoterapia com ativos, peelings e bioestimuladores. De maneira geral, o Protocoll consiste na associação de infusão de ativos como vitamina C, acido tranexâmico, silício orgânico, com toxina intradérmica e aplicação de ácidos.
Tudo isso é feito em apenas uma sessão, e um tratamento potencializa os efeitos do outro.
Protocoll Control
O Protocoll Control trata-se de uma técnica baseada no conceito de Geroproteção celular. O objetivo é manter o resultado obtido através do Protocoll tradicional, além de retardar o envelhecimento celular da pele.
Geroprotetores tratam-se de ativos que atuam na modulação de rotas biológicas e bioquímicas específicas, responsáveis por manter a pele jovem e saudável. Essa é, então, uma terapia de suplementação de ativos.
Através do uso de nutrientes e outros componentes, é possível reforçar as defesas naturais e manter o organismo funcionando como deve. Alguns dos benefícios incluem:
- Redução do estresse oxidativo;
- Potencialização da regeneração celular;
- Atividade anti-glicação (excesso de açúcar no organismo que se liga a proteínas e enzimas ao longo do tempo, o que gera estresse oxidativo e a inflamação subclínica acelerando o processo de envelhecimento e afetando o metabolismo do organismo);
- Autofagia e mitofagia celular.
Quais são os tratamentos associados utilizados no Protocoll?
Uma grande variedade de procedimentos podem ser empregados através do método Protocoll. Em geral, o método consiste da associação da toxina intramuscular (Botox), infusão de ativos com toxina intradérmica e aplicação de ácidos.
No entanto, também podem ser utilizadas técnicas que estimulam a regeneração da pele, como peelings e microagulhamentos.
No caso do Protocoll Controll, são utilizadas diversas substâncias, de acordo com necessidade do paciente. Alguns exemplos são o Reallagen, Celligent, Hyaxil e Alistin. Você pode descobrir mais sobre esses e outros componentes nesse outro artigo.
Como esses são métodos muito versáteis, é importante que o paciente realize uma consulta prévia com um profissional médico habilitado. Juntos, vocês irão entender melhor as queixas apresentadas e resultados esperados, a fim de selecionar a melhor combinação de tratamentos e suplementos.
Os cuidados pós-tratamentos também serão altamente personalizados. Como cada caso é único, é importantíssimo não seguir “receitas prontas” quando o assunto são procedimentos estéticos.
Escolher um profissional habilitado para aplicação do método Protocoll, além de garantir os melhores resultados possível, também é importante para a segurança do paciente. Vale lembrar que a grande maioria dos procedimentos possuem contra-indicações e condições de pré e pós-cuidado que devem ser observadas.