A reestruturação facial, também conhecida como reconstrução de medidas ou harmonização orofacial, é um processo que consiste no restabelecimento das proporções faciais responsáveis pelo formato do rosto.
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que combina técnicas como preenchimentos e volumização, fios de sustentação e o estímulo da produção de colágeno com uso de bioestimuladores.
O objetivo é trazer mais harmonia e simetria ao rosto, respeitando as características de cada paciente. Assim, a estruturação facial produz resultados naturais e sutis, ressaltando os traços do rosto do paciente e realizando ajustes mínimos.
Para que esse processo entregue os resultados esperados, é fundamental que o profissional responsável possua amplo conhecimento da anatomia facial. Isso porque o preenchimento em locais estratégicos é um dos principais recursos utilizados.
Nesse artigo, você aprende mais sobre a reestruturação facial e dois dos principais procedimentos utilizados nela: os fios de sustentação e preenchimento com bioestimuladores.
O que é reestruturação facial e para quem é recomendada?
A reestruturação facial é um procedimento que combina o uso de preenchedores, estimuladores de colágeno e outras técnicas com o objetivo de aumentar a harmonia entre os traços do rosto. Os resultados do procedimento são muito naturais, respeitando as características do paciente e sem utilizar procedimentos invasivos.
O procedimento de reestruturação é recomendado para quem não está satisfeito com a simetria e contornos do rosto. Aliadas aos bioestimuladores, as técnicas aplicadas podem:
- Devolver o volume perdido no rosto;
- Suavizar linhas, rugas e outros sinais do envelhecimento;
- Ajustar contornos visando melhorar a simetria do rosto;
- Melhorar a textura, firmeza e elasticidade da pele.
Como são utilizadas substâncias bioestimuladoras, o processo também contribui para o rejuvenescimento da pele.
Bioestimuladores de colágeno
O colágeno é uma das mais importantes proteínas do corpo humano. Concentrado na pele, ele é o responsável pela firmeza, elasticidade e textura da mesma. Com o passar do tempo, a produção natural de colágeno do corpo começa a desacelerar.
É essa diminuição na produção de colágeno que faz com que os sinais da idade comecem a aparecer. Isso é, sem a elasticidade e firmeza conferidas pela proteína, a pele se torna mais fina e ocorre a perda de volume. Assim, se formam rugas, áreas flácidas e manchas.
Os bioestimuladores são substâncias capazes de estimular as células produtoras de colágeno. Com o passar do tempo, eles podem fazer com que a pele se torne mais jovem e saudável, naturalmente.
O estímulo da produção de colágeno oferece muitos benefícios, como:
- Redução da flacidez
- Maior firmeza
- Elasticidade
- Melhora de textura em geral
No caso de bioestimuladores como o Radiesse, o procedimento também confere volume imediato às áreas onde for aplicado. Assim, as injeções são usadas durante a reestruturação facial com o objetivo de devolver o volume perdido à determinada área do rosto, ou até mesmo alterar contornos sutilmente para aumentar a simetria da face.
Por que Radiesse?
Existem diversos tipos de bioestimuladores no mercado. Radiesse é o que há de mais moderno, com a principal diferença entre ele e outros preenchedores no mercado em sua composição.
A hidroxiapatita de cálcio não é inerentemente melhor ou pior do que as outras opções, mas possui características únicas. Assim, o produto mais recomendado depende muito de cada caso.
Como possui características muito similares as dos ossos e dentes, essa substância é facilmente aceita pelo corpo. Isso significa que o material que compõe o gel pode ser absorvida pelo organismo, diminuindo as chances de alergias e outras reações adversas, como a formação de nódulos.
Fios de sustentação: o que são?
O procedimento com fios de sustentação consiste na inserção de pequenos filamentos por dentro da pele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que proporciona efeitos parecidos aos do lifiting facial.
Os fios de sustentação são capazes de realizar correções nos contornos do rosto. Além disso, apresentam ótimos resultados na suavização do aspecto flácido e envelhecido da pele.
O procedimento é rápido e não necessita de cortes ou tempo de recuperação. Também não precisa se preocupar com cicatrizes.
A sessão para colocar os fios dura cerca de 40 min, e normalmente é realizada sob anestesia local. Os fios são inseridos na pele, através de pequenos furos em locais estratégicos do rosto. Normalmente, os furos se fecham imediatamente, visto que são extremamente finos. Assim, não é necessário interromper a rotina para recuperação.
O procedimento com fios de sustentação é recomendado para o rejuvenescimento e efeito natural de lifting em diversas áreas do rosto. Alguns exemplos das aplicações do tratamento são:
- Contornos do rosto;
- Linhas da mandíbula;
- Bochechas e área da face média;
- Sobrancelhas;
- Pescoço.
Os fios são permanentes?
Não. Os produtos utilizados atualmente para esses procedimentos são geralmente fabricados com substâncias biodegradáveis, como é o caso do ácido polilático ou PDO. Assim, eles não são permanentes, o que evita diversos problemas em potencial.
A versão modernizada do procedimento com fios biodegradáveis é mais segura para o paciente. Além disso, o ácido polilático ou o PDO oferecem efeitos progressivos de rejuvenescimento da pele, estimulando a produção de colágeno natural.
O tempo de reabsorção dos fios pelo organismo varia de um paciente para outro. Fatores como hábitos diários e metabolismo irão interferir no tempo. Assim, é fundamental realizar uma avaliação prévia com um profissional experiente.
Como cada paciente é único, nem sempre todos os procedimentos disponíveis serão aplicados durante o processo de reestruturação facial. Seu dentista irá escutar suas queixas e expectativas. A partir daí, vocês conversarão para determinar qual é o melhor curso de tratamento para suas necessidades.