Dra. Renata Pinchiari

Harmonização Orofacial com Radiesse: tire suas dúvidas sobre o procedimento

A harmonização orofacial é um procedimento estético muito procurado. O objetivo é melhorar a harmonia e simetria dos contornos do rosto.

Ter resultados mais naturais e evitar procedimentos invasivos, como cirurgias, é uma preocupação cada vez mais expressada pelos pacientes. E esse é o segredo do sucesso da harmonização orofacial atualmente.

Através de amplo conhecimento da anatomia do rosto e técnicas minimamente invasivas, é possível obter resultados incríveis.

Nesse artigo, você tira suas dúvidas sobre a harmonização orofacial e um dos produtos mais utilizados para preencher áreas do rosto e estimular a produção de colágeno: o Radiesse.

O que é Radiesse?

Radiesse é um gel bioestimulador injetável. Ele é composto de hidroxiapatita de cálcio, uma substância biocompatível.

A hidroxiapatita é facilmente aceita pelo corpo, já que possui características muito similares as dos ossos e dentes. Isso significa o material que compõe o gel pode ser absorvida pelo organismo, diminuindo as chances de alergias e outras reações adversas, como a formação de nódulos.

Quando aplicado em áreas estratégicas do rosto, esse produto é capaz de conferir um volume suave e natural ao local. Dentistas que se especializam em harmonização orofacial usam essa técnica para melhorar a simetria dos contornos, disfarçar pequenos desvios e rejuvenescer a pele.

A aplicação também promove um processo inflamatório controlado nas camadas mais superficiais da pele. Assim, ao mesmo tempo que o produto é absorvido, ele também aciona células de defesa, estimulando a produção de colágeno.

Esse é a mais importante proteína para conferir firmeza e elasticidade à pele.

O estímulo da produção de colágeno oferece muitos benefícios, como:

  • Redução da flacidez
  • Maior firmeza
  • Elasticidade
  • Melhora de textura em geral

O papel dos bioestimuladores na harmonização orofacial

Na harmonização orofacial, os bioestimuladores estão entre seus principais aliados. Isso porque o dentista usará essas substâncias para ajustar contornos, devolver volume à determinadas áreas e até disfarçar assimetrias.

Além disso, com o passar do tempo, é comum que o organismo absorva estruturas ósseas e camadas de gordura. Isso causa o efeito de pele flácida, e ocasiona o aparecimento de rugas.

A aplicação de bioestimuladores, como Radiesse, ajuda a combater os sinais do envelhecimento, devolvendo um aspecto jovem e saudável à pele. Tudo isso, claro, sem alterar drasticamente a aparência do paciente ou fazer alterações permanentes no formato do rosto e suas características.

São procedimentos capazes de estimular colágeno, atenuar rugas e cicatrizes, melhorar a textura. Vários estudos demonstram a eficácia na melhora da espessura dérmica, da flacidez e de cicatrizes de acne com uso do bioestimuladores.

Vale lembrar que, como os bioestimuladores são absorvidos pelo organismo, os efeitos da harmonização orofacial precisam de retoques periódicos para serem mantidos. A volumização pode durar até 18 meses.

Qual é a diferença entre Radiesse e outros produtos?

A principal diferença entre o Radiesse e outros preenchedores no mercado está em sua composição. A hidroxiapatita de cálcio não é inerentemente melhor ou pior do que as outras opções, mas possui características únicas. Assim, o produto mais recomendado depende muito de cada caso.

Todo paciente é único. As queixas são específicas e exigem estratégias personalizadas para alcançar os melhores resultados. Além disso, fatores como o uso de determinados medicamentos ou presença de alergias podem interferir no plano de tratamento.

É por isso que você deve procurar um profissional especializado em harmonização orofacial para realizar o procedimento!

O que esperar da harmonização orofacial?

É muito difícil estimar um número de sessões ou até mesmo o tempo de duração dos resultados da harmonização orofacial. Isso se deve, justamente, ao fato do processo ser extremamente personalizado.

No geral, esse procedimento é indicado para quem quer dar ao rosto uma aparência mais harmoniosa e simétrica, rejuvenescer a pele e disfarçar pequenos desvios nos contornos da face.

A harmonização é feita através da associação de diversos procedimentos, tendo como base o uso de substâncias volumizadoras. Através de injeções em locais estratégicos, o dentista poderá corrigir assimetrias e deixar os contornos e proporções mais harmoniosos.

O primeiro passo é marcar uma consulta para sua entrevista com o profissional. Durante essa entrevista, o dentista irá ouvir suas queixas e expectativas. Além disso, esse também é o momento de entender melhor suas necessidades específicas (como evitar um composto ao qual você é alérgico). Nessa fase, também é importante que o paciente tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Quando seu dentista traçar um plano de tratamentos para sua harmonização orofacial, os procedimentos podem ser realizados no próprio consultório. Isso porque as técnicas escolhidas são minimamente invasivas.

As sessões de aplicação de bioestimuladores como o Radiesse, por exemplo, são rápidas e não exigem nenhum cuidado pré ou pós procedimento do paciente.

Apesar de extremamente seguros, esses procedimentos precisam ser realizados por um profissional habilitado. O procedimento é praticamente indolor, mas o dentista poderá utilizar um anestésico local para evitar o desconforto.

Como Radiesse é uma substância biocompatível, os casos de alergias e reações aos componentes são extremamente raros. A maioria das complicações nesse tipo de procedimento estão associadas ao uso indevido do produto. Assim, é importantíssimo encontrar um dentista especializado para realizar as aplicações.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!