Cirurgia Odontológica

As cirurgias odontológicas ou orais são procedimentos realizados pelo cirurgião dentista na cavidade bucal do paciente. A seguir, você conhece uma das cirurgias odontológicas mais comuns, a cirurgia oral menor, e tira suas dúvidas sobre esse procedimento:

Cirurgia oral menor

Também chamadas de pequenas cirurgias, as cirurgias orais menores podem ser realizadas diretamente no consultório do dentista. Tratam-se de procedimentos simples e realizados com anestesia local.

Normalmente, esses são procedimentos de menor risco e que não exigem longos períodos de recuperação para o paciente. Um bom exemplo é a extração dentária, ou exodontia. Um dos procedimentos de exodontia mais comuns é a extração do siso.

Como é feita a extração do siso?

Os sisos são os dentes terceiros molares, conhecidos popularmente como dentes do juízo.

A cirurgia consiste na aplicação de anestesia local e incisão na gengiva, para que o cirurgião dentista possa ver o dente a ser retirado. Caso ainda não tenham nascido, é realizada remoção do osso que recobre o dente, seguida da remoção do dente em si.

A recuperação da extração do siso é rápida, mas é importante que o paciente realize uma dieta líquida nos primeiros dias após o procedimento. Não se preocupe: seu dentista irá oferecer toda a orientação necessária e tirar suas dúvidas antes e depois do procedimento.

Quem precisa fazer extração do siso?

O procedimento é recomendado apenas quando os dentes do siso não nasceram adequadamente na boca. Isso é, estão tortos, presos ou empurrando os demais dentes por falta de espaço na arcada dentária.

Caso os dentes tenham nascido sem problemas e exista espaço suficiente para eles permanecerem, eles terão a mesma função dos primeiros molares na mastigação, não sendo necessária nenhuma intervenção.

Caso você esteja sentindo qualquer tipo de dor ou incômodo, não deixe de consultar um dentista. Esse profissional poderá identificar a causa do problema e indicar o tratamento mais adequado para você.