Próteses Dentárias

Uma prótese dentária tem como objetivo compensar os dentes em falta do paciente. É mais do que uma questão estética: muitas vezes, a falta de algum dente prejudica a mastigação e pode causar dores, além de outros incômodos. A seguir, você encontra os tipos de próteses dentárias e tira as dúvidas mais comuns sobre elas:

Próteses Fixas

A prótese dentária fixa tem como objetivo restaurar a coroa de um ou mais dentes – ou até mesmo compensar sua ausência. Como o nome já diz, ela não pode ser removida pelo paciente.

Elas podem ser colocadas sobre os dentes naturais ou sobre implantes. As próteses fixas oferecem bastante conforto e segurança, e são praticamente imperceptíveis. No entanto, costumam a ter um custo maior do que próteses móveis.

Próteses Removíveis

No caso das próteses removíveis, o paciente pode tirar e colocar a peça sozinho. Normalmente, esse tipo de prótese é apoiada diretamente pela gengiva e  nos dentes remanescentes. Confeccionadas com uma armação metálica e base acrílica.

Próteses Totais

A prótese total, popularmente conhecida como dentadura, é indicada quando o paciente perdeu todos os dentes. Também é recomendada quando os dentes remanescentes não possuem condições de serem mantidos.

Trata-se de uma prótese mucossuportada. Isso significa que é importante que haja rebordo ósseo adequado para a fixação da peça. Apesar de ser um dos mais conhecidos tipos de próteses, muitos pacientes não se adaptam ao uso.

Facetas Estéticas

As facetas estéticas são próteses finas, usadas para cobrir a superfície dos dentes, com o objetivo de harmonizar o sorriso ou cobrir imperfeições.

Para colocar esse tipo de prótese, normalmente é necessário que o dentista faça um leve desgaste na parte frontal do dente. Assim, as facetas são cimentadas e encaixadas perfeitamente.

Por esse motivo, esse é um procedimento estético que possui algumas contra-indicações. Pacientes com restaurações extensas, dentes sobrepostos, problemas de mordida ou bruxismo podem não contar com as condições necessárias para colar as facetas.