Profilaxia

Profilaxia é um termo usado para se referir a medidas preventivas e de promoção da saúde. Na odontologia, em específico, quando falamos em profilaxia, falamos da limpeza e conservação dos dentes.A seguir você conhece melhor os procedimentos para cuidar da sua saúde bucal e tira as dúvidas comuns sobre eles:

Porque realizar a limpeza dos dentes?

A limpeza realizada pelo dentista é diferente da que você pode fazer em casa. Isso porque é realizada com instrumentos e materiais específicos, que só podem ser utilizados por profissionais no consultório.

Nesse procedimento, o dentista fará a limpeza de cada dente individualmente, além de limpar a gengiva de maneira mais profunda. O objetivo é manter a boca saudável, reduzindo o risco de doenças como gengivites e cáries.

Como é feita a limpeza dos dentes?

A limpeza dos dentes (profilaxia) é realizada através de uma série de procedimentos. Conheça:

Ultrassom e Raspagem:
A limpeza dentária sempre começa com a remoção da placa dental e do tártaro. Como não é possível removê-lo com a escova e fio dental, ele se acumula nos dentes. O dentista usará um aparelho chamado ultrassom ou curetas para realizar uma raspagem e remoção do tártaro.
Jato de Bicarbonato
O jateamento com bicarbonato, quando necessário, é realizado após a remoção de tártaro. Esse procedimento serve para ajudar na remoção da placa bacteriana e do tártaro. Além disso, também promove o polimento e proteção dos dentes.

Escovação
A escovação com uma escova elétrica profissional e pasta profilática especial pode ser realizada, caso o dentista julgue necessário.

Flúor
Por último, o dentista fará a aplicação do flúor. A função do procedimento é fortalecer e proteger os dentes, além de devolver minerais e reforçar a limpeza.

Com que frequência fazer a limpeza?

A frequência adequada para a realização da profilaxia varia de paciente para paciente. O mais comum, no entanto, é que seja realizada de seis em seis meses.

Dependendo da velocidade do acúmulo de placa, seu dentista poderá recomendar uma frequência maior ou menor.