Dra. Renata Pinchiari

Como funcionam os bioestimuladores de colágeno? Tire suas dúvidas

Os bioestimuladores são substâncias revolucionárias, pouco invasivas e eficazes no combate ao envelhecimento da pele. Assim, não é de se espantar que tenham se tornado os queridinhos do público tão rapidamente.

Atualmente, a grande maioria de procedimentos de rejuvenescimento facial ou prevenção contra o envelhecimento estão focados no estímulo da produção de colágeno. O motivo é muito simples: essa é abordagem mais segura e a mais eficaz no mercado.

Inúmeras pesquisas demonstram que o aumento da produção de colágeno é fundamental para combater os sinais do envelhecimento. Ainda, foi comprovado que tratamentos com o objetivo de estimular a produção dessa proteína são capazes de potencializar os efeitos de outros procedimentos.

Nesse artigo, você entenderá tudo sobre a importância do colágeno para pele e como os bioestimuladores podem ajudar a manter o rosto sempre jovem e saudável. Vamos lá?

O que é um bioestimulador de colágeno

Bioestimuladores são compostos capazes de estimular a produção de colágeno natural da pele. A substância é aplicada sob a pele, causando um micro processo de inflamação. Isso ocasiona a ativação dos fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno.

Os compostos utilizados em procedimentos estéticos com esse fim também possuem outra característica importante: são biocompatíveis. Ou seja, tratam-se de substâncias idênticas àquelas que já estão presentes em nosso organismo. Isso é importante para garantir a segurança e eficácia do procedimento.

Como o corpo reconhece a substância utilizada, ela é reabsorvida progressivamente pelo organismo. Além de evitar reações adversas ao procedimento e a formação de nódulos na pele, é através dessa absorção que a produção de colágeno é ativada.

A importância do colágeno para a saúde da pele

O colágeno é uma proteína importantíssima para a saúde do corpo humano. Ele é encontrado em todo o corpo, oferecendo sustentação e volume para as estruturas internas. No entanto, sua maior concentração está no maior órgão do corpo humano: a pele.

O colágeno é responsável pelo volume, firmeza e elasticidade na pele. Quando a produção dessa proteína está em seu pico, a pele possui uma textura saudável e macia, aspecto firme e o famoso “brilho natural”.

Infelizmente, a partir dos 25 anos a produção dessa proteína começa a desacelerar. É aí que começam a aparecer os sinais da idade, como rugas de expressão, afinamento da pele, flacidez e perda de volume.

O procedimento com bioestimuladores têm como objetivo aumentar essa produção novamente. Assim, é possível manter os níveis de colágeno estáveis por muito mais tempo. O resultado é a suavização do procedimento de envelhecimento, retardando o aparecimento dos sinais da idade.

Tipos de bioestimuladores

Existem diversos tipos de bioestimuladores no mercado. Atualmente, os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio e o ácido poli-l-lático. O ácido hialurônico é um composto mais voltado para o preenchimento de volume do rosto, não possui ação de bioestimulador de colágeno.

Vale destacar: um tipo de bioestimulador não é “melhor que o outro”. Na realidade, cada composto tem características únicas, e oferecerá resultados melhores dependendo do caso.

Nenhuma pessoa é igual. Assim, é fundamental consultar um profissional especializado para determinar qual é a melhor opção de bioestimulador para você.

Como é feita a aplicação do bioestimulador de colágeno?

O bioestimulador deve ser aplicado sob a pele. Assim, são utilizadas injeções com auxilio de cânulas, aplicadas em locais estratégicos do rosto. O procedimento pode ser realizado diretamente no consultório, mas é muito importante contar com um profissional especializado.

Isso porque a quantidade de produto e as áreas de aplicação precisam ser determinadas por alguém com conhecimento da estrutura anatômica do rosto e experiência com esse tipo de procedimento.

Para evitar o desconforto do paciente, poderá ser recomendado o uso de anestésico local. No geral, o procedimento não causa dor. Após alguns dias, o leve inchaço e vermelhidão decorrentes das injeções desaparece.

Não é necessário preparação prévia e nem tempo de recuperação após as sessões.

Existem contraindicações?

Como todo procedimento estético, é fundamental contar com o acompanhamento e consultoria prévia de um profissional especializado. A qualidade dos efeitos e segurança do procedimento estão diretamente ligados ao conhecimento e experiência do profissional.

Quando o procedimento é realizado de maneira incorreta, você corre riscos de infecção ou formação de nódulos.

Tendo isso em mente, o tratamento de rejuvenescimento com bioestimuladores é muito seguro. As únicas contraindicações são para pacientes que tenham uma resposta imune alterada, como acontece com doenças autoimunes. Além disso, pessoas gestantes ou com infecção ativa no local da aplicação não podem se submeter ao procedimento.

Onde fazer tratamento com bioestimuladores de colágeno?

Você pode agendar o procedimento com bioestimuladores de colágeno com um profissional dentista especializado. O procedimento é realizado diretamente no consultório, e não exige nenhuma preparação especial.

É importante destacar que o ideal é agendar uma consulta e apresentar suas queixas ao profissional. Assim, será possível entender juntos quais são suas necessidades e expectativas em relação ao procedimento.

O dentista irá, então, indicar as melhores opções em termos de terapias e compostos bioestimuladores para seu caso específico. Cada pessoa é única, e merece cuidado personalizado. O que funciona para um paciente pode não combinar com o organismo de outro.

Vai agendar uma consulta conosco para aplicação de bioestimuladores? Então não deixe de conferir o Clube do Colágeno! Essa novidade é um programa cheio de vantagens para quem busca o rejuvenescimento facial, ou quer fazer um tratamento preventivo para atrasar o aparecimento dos sinais da idade!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!