Dra. Renata Pinchiari

Envelhecimento facial: Como Flacidez e Rugas Aparecem?

Hoje em dia, existem milhares de alternativas para quem quer combater as rugas e outros sinais do envelhecimento. Mas você sabe porque esses problemas aparecem?

O envelhecimento do organismo, no geral, está ligado ao fato de que as células somáticas do corpo morrem. Na juventude, elas células serão substituídas por novas. Mas, devido ao envelhecimento celular, isso deixa de acontecer com o passar dos anos.

Isso, como você pode imaginar, tem vários efeitos em todo o organismo. Nesse artigo, vamos focar no envelhecimento facial.

A pele é o órgão que mais reflete a passagem do tempo. Além das razões naturais para a perda de tecido fibroso e redução da rede vascular e glandular, alguns fatores externos podem contribuir para o processo de envelhecimento facial.

Alguns exemplos são a radiação ultravioleta (raios UV), o consumo excessivo de tabaco e álcool, e a poluição ambiental. O aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também são fatores que contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

Dependendo de fatores genéticos e hábitos, as funções fisiológicas da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade.

Tipos de envelhecimento facial

O envelhecimento da pele pode ser intrínseco (cronológico) ou extrínseco (causado por agentes externos).

O primeiro está ligado à passagem do tempo, determinado, principalmente, pelos seguintes fatores:

  • Genética: com o tempo, as células perdem a capacidade de se replicar de maneira eficaz;
  • Hormônios: o declínio de hormônios sexuais e do crescimento prejudica a renovação celular da pele.
  • Estresse oxidativo: a alteração dos ciclos de renovação celular a diminuição da imunidade aumenta a incidência de infecções, malignidades e deterioração estrutural da pele.
  • Níveis elevados de açúcar no sangue: a exposição crônica à glicose pode afetar a idade, pois aumenta o processo de estresse oxidativo celular.

Por sua vez, o envelhecimento facial extrínseco é provocado por fatores ambientais e referentes ao estilo de vida do paciente. Alguns exemplos são:

  • Radiação solar: a exposição ao sol causa diversos danos à pele, desde fotoenvelhecimento e queimaduras até o aparecimento do câncer de pele. São comuns alterações na pigmentação da pele (manchas, pintas e sardas) e aumento da espessura, além de textura áspera e maior número de rugas.
  • Tabaco: o calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam a perda da elasticidade. O fumo também reduz o fluxo sanguíneo, dificultando a oxigenação dos tecidos e contribuindo para a formação de rugas.
  • Álcool: afeta a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres. A exceção é o vinho tinto, quando consumido moderadamente.
  • Movimentos musculares: a movimentação repetitiva de alguns músculos da face aprofundam as rugas, causando as chamadas marcas de expressão.

Porque a pele perde a firmeza?

Os radicais livres são uns dos maiores causadores do envelhecimento facial. Eles se formam dentro das células por diversos motivos, como exposição ao sol, poluição, estresse e fumo.

Eles produzem o que chamamos de estresse oxidativo, causando a degradação de uma das mais importantes proteínas do corpo humano, o colágeno.

O colágeno é responsável pela sustentação da pele, conferindo-lhe sua elasticidade e firmeza. Com a degradação da proteína e a diminuição de sua produção no corpo, começam a aparecer rugas e outros sinais do envelhecimento.

Como prevenir o envelhecimento facial?

O envelhecimento é um processo natural. No entanto, existem muitos fatores que podem atrasar o aparecimento de sinais indesejados na pele, como rugas, afinamento da textura, perda de volume e manchas.

Primeiramente, é importantíssimo cuidar da proteção da sua pele contra o sol. Além de acelerar o envelhecimento, os raios UVs são perigosos para a saúde da pele, causando queimaduras e contribuindo para o desenvolvimento do câncer de pele.

Por isso, o primeiro passo para uma pele jovem e saudável é usar protetor solar todos os dias, mesmo quando o tempo está nublado.

Além disso, uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis certamente contribuem para a beleza da pele. A saúde desse órgão reflete a saúde do seu organismo como um todo.

Também é fundamental cuidar da pele diariamente: limpando, hidratando e fornecendo os nutrientes necessários para sua regeneração.

Tratamentos para o envelhecimento facial

Além de atrasar o envelhecimento da pele com hábitos saudáveis e cuidados, também é possível tratar a pele já envelhecida. Existem inúmeras opções no mercado quando o assunto é o rejuvenescimento facial.

Hoje em dia, a tendência é buscar resultados mais naturais através de intervenções não-cirúrgicas.

Os peelings e tratamentos a laser são um exemplo. Esses procedimentos visam estimular a regeneração da pele através de danos controlados aos tecidos. No entanto, a opção de tratamento mais procurada atualmente envolve o estímulo da produção de colágeno.

Isso é possível graças a substâncias bioestimuladoras, como o Radiesse. Trata-se de um preenchedor à base de hidroxiapatita de cálcio, composto com características únicas que ajuda a combater os sinais do envelhecimento, devolvendo um aspecto jovem e saudável à pele.

O objetivo do procedimento com o preenchedor é devolver o volume perdido a determinadas áreas do rosto. Apenas isso já traz uma aparência muito mais jovem. Conforme Radiesse é absorvido pelo organismo, o produto ativa as células produtoras de colágeno. Assim, além do efeito imediato do preenchimento, o paciente conta com efeitos progressivos de melhoria na textura e elasticidade da pele.

As sessões de aplicação de bioestimuladores como o Radiesse, por exemplo, são rápidas e não exigem nenhum cuidado pré ou pós procedimento do paciente.

Apesar de extremamente seguros, esses procedimentos precisam ser realizados por um profissional habilitado. O procedimento é praticamente indolor, mas o dentista poderá utilizar um anestésico local para evitar o desconforto. Devido às picadas da agulha, podem aparecer alguns pontos arroxeados na face, que desaparecem em poucos dias.

Como Radiesse é uma substância biocompatível, os casos de alergias e reações aos componentes são extremamente raros. A maioria das complicações nesse tipo de procedimento estão associadas ao uso indevido do produto. Assim, é importantíssimo encontrar um dentista especializado para realizar as aplicações.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!