Dra. Renata Pinchiari

Fio Silhouette Soft: Aprenda mais sobre o procedimento e tire suas dúvidas

Frente a qualquer procedimento estético, é natural que surjam dúvidas. Tão importante quanto consultar um profissional médico especializado é fazer todas as perguntas que você tiver. Também pode ver esse artigo: Fio Silhouette: Tire todas suas dúvidas

Nesse artigo, você aprenderá mais sobre o procedimento com o fio de sustentação Silhouette Soft.

O fio Silhouette trata-se de uma tecnologia bastante inovadora. O procedimento tem como objetivo a redefinição das linhas faciais, sem fazer grandes incisões. Esse é, então, um processo bem menos invasivo do que o lifting cirúrgico, por exemplo.

O produto em si, é um fio de sustentação com cones em sua extensão. O fio é composto de ácido polilático, sendo completamente absorvível pelo organismo.

O que é ácido polilático e quais são seus benefícios?

O ácido polilático é um polímero construído por moléculas de ácido lático. Esse composto é biodegradável, o que significa que, após certo tempo, os fios serão reabsorvidos pelo corpo. Esse material tem sido usado por muitos anos em vários tipos de procedimentos médicos por isso. Alguns exemplos são fios para suturas e pinos ortopédicos.

Além de diminuir os riscos de reações ao procedimento, o ácido polilático também é um bioestimulador de colágeno. Ao ser absorvido pelo organismo, estimula a produção natural de colágeno. Assim, de maneia gradual, melhora a textura e elasticidade da pele, conferindo aparência mais bela, jovem e saudável.

O que são fios de sustentação?

Fios de sustentação são pequenos filamentos, que possuem cones ou garras ao longo de sua extensão. Esses fios são colocados por dentro da pele, para que esses cones auxiliem na sustentação do tecido. Assim, proporcionam o mesmo efeito de um lifting facial, sem necessidade de intervenção cirúrgica.
.
Os fios de sustentação são capazes de realizar correções nos contornos do rosto. Além disso, apresentam ótimos resultados na suavização do aspecto flácido e envelhecido da pele.

Os produtos utilizados atualmente para esses procedimentos são geralmente fabricados com substâncias biodegradáveis, como é o caso do ácido polilático. Assim, eles não são permanentes, o que evita diversos problemas em potencial.

A versão modernizada do procedimento com fios biodegradáveis é mais segura para o paciente. Além disso, o ácido polilático oferece efeitos progressivos de rejuvenescimento da pele.

Tire suas dúvidas sobre o fio de sustentação Silhouette Soft

O procedimento com o fio Silhouette é rápido e minimamente invasivo. Isso é, não é necessário passar por cirurgia ou interromper sua rotina. O processo também não deixa cicatrizes e confere um efeito natural de lifting ao rosto, recuperando também a elasticidade da pele com o passar do tempo.

Os fios de ácido polilático foram desenvolvidos após 6 anos de pesquisas em suturas de suspensão permanente, utilizadas em cirurgias plásticas e reconstrutivas. Já são mais de 130 mil tratamentos realizados em 60 países, com sucesso.

Produzidos nos EUA, os fios passam por diversos controles sanitários e de qualidade. Eles contam com marcação CE, obrigatória para produtos no Espaço Econômico Europeu e cumpre os requisitos das normas internacionais ISO 13485.

Como é feita a aplicação dos fios?

A sessão para colocar os fios dura cerca de 40 min, e normalmente é realizada sob anestesia local. Não é necessários cortes e nem cirurgia – os fios são inseridos na pele, através de pequenos furos em locais estratégicos do rosto.

Normalmente, os furos se fecham imediatamente, visto que são extremamente finos. Assim, não é necessário interromper a rotina para recuperação.

Quanto tempo os fios duram?

O tempo de reabsorção dos fios pelo organismo vai variar de um paciente para outro. Fatores como hábitos diários e metabolismo irão interferir no tempo, e, por isso, é fundamental realizar uma avaliação prévia com seu profissional médico.

Vale lembrar que os efeitos do procedimento observados imediatamente, com um efeito lifting parecido com o alcançado através de cirurgia. Além disso, a absorção do ácido polilático pelo organismo levará ao estímulo da produção de colágeno. Isso significa que a pele torna-se, também, progressivamente mais firme e jovem.

Quais áreas tratadas com o fio Silhouette?

O procedimento é recomentado para o rejuvenescimento e efeito natural de lifting em diversas áreas do rosto. Alguns exemplos das aplicações do tratamento são:

  • Contornos do rosto;
  • Linhas da mandíbula;
  • Bochechas e área da face média;
  • Sobrancelhas;
  • Pescoço.

O que é preciso para realizar o tratamento?

Não é necessário nenhum tipo de preparação para realizar o procedimento com o fio Silhouette. No entanto, como em qualquer procedimento estético, é fundamental consultar um profissional médico devidamente habilitado previamente.

Essa consulta ajuda a identificar quais são os problemas e expectativas do paciente – todos são únicos! Assim, o profissional médico poderá criar o melhor plano de tratamento para cada caso. Esse plano frequentemente inclui a associação de diferentes técnicas para atingir os melhores resultados possíveis.

Existe possibilidade de efeitos colaterais?

Todo procedimento desse tipo apresenta alguns riscos de efeitos colaterais. No entanto, com os fios de ácido polilático, eles são muito raros. É importante conversar com seu profissional médico para saber se o procedimento é certo para você.

Os efeitos colaterais podem incluir reação de tecido inflamatório agudo mínimo, dor, inchaço e edema. Esses são problemas muito raros e normalmente evitados ao realizar o acompanhamento adequado com seu profissional médico.

Existem contraindicações?

Menores de 18 anos, gestantes ou lactantes não podem realizar o tratamento com o fio de sustentação Silhouette. Além disso, é importante lembrar que algumas pessoas podem apresentar alergias ou sensibilidade ao plástico. Nesse caso, o tratamento não é recomendável.

Doenças de pele, doenças autoimunes, sepse e infecção são outros fatores que impossibilitam o procedimento.

Quais são os cuidados necessários após o procedimento?

Seu profissional médico irá oferecer todas as orientações necessárias, visto que existem algumas recomendações para os cuidados pós-tratamento. Alguns exemplos são:

  • Aplicação de compressas frias imediatamente após o procedimento;
  • Uso de analgésico no caso de dor;
  • Não utilizar maquiagem na área;
  • Lavar e secar o rosto sem esfregar ou massagear;
  • Evitar movimentação excessiva do rosto e pescoço;
  • Evitar exposição ao sol.

Alguns desses cuidados, como o uso de compressas e analgésicos, dependerá da reação de cada paciente ao procedimento. Assim, é fundamental comunicar qualquer problema ao profissional médico e seguir suas recomendações.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!