Dra. Renata Pinchiari

Radiesse: Conheça esse tratamento para rejuvenescimento facial

O rejuvenescimento facial está entre os tipos de tratamentos estéticos mais procurados. E não é para menos: não é possível fugir das rugas para sempre. Por sorte, as terapias disponíveis estão cada vez mais eficazes. Conheça melhor como funciona os bioestimuladores.

Para ter uma pele sempre jovem e saudável, a aposta dos especialistas são os bioestimuladores de colágeno. Tratam-se de tratamentos realizados com substâncias biocompativeis, biodegradadas e reabsorvidas pelo organismo, que oferecem muitos benefícios no longo prazo.

Nesse artigo, você conhece o Radiesse. Esse é um dos mais modernos tratamentos para rejuvenescimento facial disponíveis hoje. A seguir, você tira suas dúvidas e entende melhor o que esperar do procedimento.

O que é Radiesse?

Radiesse é um composto em gel feito de microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Essa é uma substância bioestimuladora. Isso é, estimula o organismo a produzir colágeno.

Além disso, o Radiesse também possui o efeito de preenchedor. Dessa forma, sua aplicação pode ser feita com o intuito de recuperar volume ou corrigir sutilmente os contornos do rosto.

Por exemplo, ele pode ser usado para:

  • Projetar a região das bochechas, proporcionando um aumento discreto de volume;
  • Definir, marcar a mandíbula;
  • Aumentar ou conferir definição ao queixo;
  • Preenchimento das têmporas, reduzindo o aspecto envelhecido.

Esse também é um produto biocompatível. Isso é, trata-se de uma substância similar ou idêntica a compostos já presentes no organismo. Isso diminui o risco de reações adversas e aumenta a segurança do procedimento.

Como funcionam bioestimuladores?

Com o passar do tempo, as células da pele vão perdendo a eficácia na produção de substâncias responsáveis pela elasticidade. Por isso, as rugas aparecem, a pele se torna mais fina e algumas partes do rosto perdem seu volume e sustentação.

Bioestimuladores agem estimulando a produção de colágeno através de uma resposta inflamatória controlada e suporte mecânico para o fibroblasto. O resultado, a longo prazo, é a ativação do fibroblasto, estimulando a produção de colágeno e elastina.

O Radiesse é um bioestimulador semi-permanente. Isso é importante para garantir a segurança do tratamento. Com o passar do tempo, as partículas de hidroxiapatita de cálcio são absorvidas pelo organismo completamente. Elas são biocompatíveis e biodegradáveis, por possuírem a mesma composição química de estruturas naturalmente presentes no organismo.

A biocompatibilidade da substância preenchedora previne a ocorrência de reações indesejadas, como a formação de granuloma ou alergias.

O que esperar do tratamento com Radiesse?

A maioria dos efeitos começará a ser percebida entre 4 e 6 semanas após a aplicação. Ele gera correção dos contornos da pele com efeito lifting, conferindo volume discreto à área tratada e suavizando o aspecto de rugas. Em alguns casos, é possível perceber resultados imediatamente após a aplicação.

A longo prazo, o estímulo da produção de colágeno causa o aumento da qualidade da pele. Por exemplo, melhora da firmeza e textura.

A eficácia do método foi clinicamente comprovada através de estudos que demonstram:

  • Estímulo da síntese de colágeno e elastina;
  • Aumento da espessura e elasticidade da pele.

Os efeitos da volumização, em geral, duram até 18 meses.

O número de sessões necessárias e frequência do retoque variam de um paciente para outro. Por isso, é fundamental contar com um profissional capacitado para realizar qualquer procedimento estético.

As aplicações são realizadas no consultório, e cada sessão tem duração aproximada de 30 minutos. É utilizado um anestésico local na área para evitar o desconforto do paciente.

Radiesse na harmonização orofacial

Os bioestimuladores como o Radiesse desempenham um importante papel no processo de harmonização orofacial. Isso porque, com o passar dos anos, o organismo absorve estruturas ósseas e perde camadas de gordura.

Para devolver o volume perdido ou até mesmo corrigir os contornos do rosto, nada melhor do que os preenchedores. Essa é uma opção minimamente invasiva que entrega excelentes resultados. Como bônus, ajuda a melhorar a qualidade da pele ao longo do tempo.

Vale lembrar que a aplicação do Radiesse provavelmente será associada a outros procedimentos, como o Protocoll, para otimizar o efeito desejado na harmonização.

As principais indicações do Radiesse são o tratamento de:

  • Rugas moderadas a profundas;
  • Rugas nasolabiais;
  • Vincos do canto da boca;
  • Bochechas e maçã do rosto;
  • Queixo;
  • Contorno da mandíbula.

A aplicação é feita na derme média, em locais estrategicamente selecionados pelo profissional.

Existem contraindicações?

É sempre importante utilizar o procedimento adequado para cada tipo de caso. As necessidades dos pacientes são únicas e, por isso, o procedimento de harmonização orofacial é completamente personalizado.

O Radiesse é indicado para pacientes a partir dos 30 anos de idade.

Com isso em mente, algumas contraindicações do procedimento são:

  • Presença de inflamação, infecção ou outras lesões no local a ser tratado;
  • Alergia e hipersensibilidade aos componentes da fórmula (o que é consideravelmente raro);
  • Predisposição a queloides ou tendência a cicatrizes hipertróficas;
  • Gestantes e mulheres em período de amamentação.

Quais são os cuidados antes e depois da aplicação?

O tratamento com Radiesse é minimamente invasivo. As sessões são rápidas e não é necessário parar sua rotina para se recuperar do procedimento.

É recomendado evitar calor em excesso, exposição ao sol sem proteção e atividades físicas nas primeiras 48h, no entanto.

Mesmo se tratando de um tratamento seguro e minimamente invasivo, é extremamente importante que a aplicação seja realizada por um profissional capacitado. Isso é vital tanto para evitar reações indesejadas quanto para alcançar o melhor resultado possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!