Dra. Renata Pinchiari

Radiesse, Sculptra e Ellansé: Qual é a diferença e qual escolher?

Se você está sempre acompanhando as últimas novidades do mundo da estética, certamente já ouviu esses três nomes. O Radiesse, Sculptra e Ellansé são os mais famosos bioestimuladores no mercado!

Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Antes de mais nada, é importante entender que esses são três compostos distintos. Assim, cada um possui características mais indicadas para diferentes situações.

Em geral, o profissional que fará seu tratamento irá indicar qual o produto mais adequado para você. Existem muitos fatores que podem influenciar essa escolha, como:

  • Área de aplicação;
  • Necessidades específicas do paciente;
  • Objetivo do tratamento;
  • Tipo de pele;
  • Severidade do problema a ser corrigido.

É importante tirar todas as suas dúvidas antes de começar um tratamento estético. Por isso, nesse artigo, você encontra tudo que precisa saber sobre o Sculptra, Radiesse e Ellansé, assim como as perguntas mais frequentes. Vamos lá?

O que são bioestimuladores de colágeno?

Esses três produtos possuem algumas características em comum. Então, vamos começar explicando o que são e para que são usados o Radiesse, Sculptra e Ellansé.

Tratam-se de compostos bioestimuladores e biocompatíveis, que são aplicados através de injeções em locais estratégicos. O objetivo é melhorar a qualidade da pele ou adicionar volume ao local tratado.

Isso é, esses são produtos preenchedores, utilizados para devolver volume perdido ou alterar levemente os contornos do rosto, melhorando a qualidade da pele. No geral, são populares na harmonização orofacial, pois permitem a melhoria da simetria do rosto e o ajuste de contornos de maneira minimamente invasiva.

Biocompatível

Essa é uma característica importantíssima, pois aumenta consideravelmente a segurança dos procedimentos. Quando uma substância é biocompatível, as chances de reações alérgicas, inflamação e rejeição são virtualmente eliminadas.

Isso também significa que, com o tempo, o organismo irá processar e absorver a substância. Assim, os efeitos de tratamentos com bioestimuladores de colágeno não são permanentes. Essa absorção, no entanto, também oferece benefícios além da segurança. Veja:

Bioestimulador

Um bioestimulador é um composto que age ativando as células produtoras de colágeno quando absorvido. Assim, mesmo depois da absorção do produto, a produção de colágeno permanece por alguns meses.

O colágeno é uma importante proteína, responsável pela elasticidade, firmeza e qualidade de textura da pele. Com o passar dos anos, a produção diminui. Os bioestimuladores agem para acelerar novamente essa produção.

Assim, o local onde o bioestimulador foi aplicado se torna progressivamente mais firme, com pele mais jovem, saudável e forte.

Qual a diferença entre o Radiesse, Sculptra e Ellansé?

A principal diferença entre esses três produtos está na composição. As marcas utilizam métodos diferentes para atingir os mesmos objetivos: preenchimento de volume e estímulo da produção de colágeno.

Vale destacar que um produto não é intrinsecamente melhor que o outro. A escolha do bioestimulador será feita pelo profissional responsável, de acordo com os objetivos do tratamento e necessidades específicas do paciente.

Com isso em mente, conheça melhor cada um dos produtos

Radiesse

Radiesse é um gel composto de hidroxiapatita de cálcio. É indicado para preenchimento onde houve perda de estrutura. Isso é, áreas que perderam volume com o passar do tempo, reestruturação facial. E indicado principalmente para o estímulo de colágeno dérmico para a melhora de rugas finas e flacidez facial. Ótimo para o tratamento de rejuvenescimento facial

Esse composto é muito utilizado na harmonização facial para a correção de contornos e tratamento de flacidez.

Os efeitos de preenchimento podem durar de 18 a 24 meses.

Sculptra

O Sculptra, por sua vez, é um composto de ácido polilático. É um dos bioestimuladores mais comuns no mercado, sendo utilizado na Europa desde 1999.

Esse é um produto menos denso, recomendado para a suavização de rugas e linhas de expressão facial. Seu foco é na reestruturação da pele, combatendo a perda de elasticidade e a flacidez.

O Sculptra permanece no organismo estimulando a produção de colágeno por até 3 anos. Esse não um produto recomendado para a região dos olhos e lábios, no entanto.

Ellansé

Ellansé é o mais recentemente desenvolvido entre os três produtos. É composto de Policaprolactona, sendo um gel à base de água com microesferas do composto.

As microesferas são absorvidas pelo corpo mais lentamente, gerando resultados que duram entre 1 a 3 anos.

O Ellansé é um preenchedor com função bioestimuladora. Material denso, usado para realizar reestruturação facial.

O Ellansé não é solúvel, como o Sculptra, por exemplo. Assim, é fundamental encontrar um profissional devidamente qualificado, visto que aplicações erradas ou em excesso se tornam mais difíceis de corrigir.

O que esperar dos bioestimuladores de colágeno?

Cada um desses produtos, como você aprendeu, têm um objetivo e características distintas. Assim, os efeitos variam de acordo com o produto que o profissional responsável pelo seu tratamento selecionou.

Em geral, essas são terapias minimamente invasivas, que podem ser realizadas no consultório. As sessões são rápidas e não é necessário interromper a rotina ou passar por períodos de recuperação.

O preenchimento através de bioestimuladores de colágeno é frequentemente associado a outros procedimentos na harmonização orofacial. Essa terapia é capaz de:

  • Melhorar o aspecto geral da pele;
  • Corrigir assimetrias e ajustar contornos do rosto;
  • Volumizar áreas;
  • Aumentar a espessura e melhorar a textura da pele;
  • Combater a flacidez e melhorar a elasticidade;
  • Atenuar rugas e linhas de expressão;

Lembre-se que, como em qualquer procedimento estético, é fundamental consultar um especialista. Um profissional devidamente qualificado é primordial para garantir a segurança do procedimento e a qualidade dos resultados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!