Dra. Renata Pinchiari

Rejuvenescimento facial com Radiesse: Conheça o procedimento

Rejuvenescimento Facial

Você á conhece o Radiesse? Provavelmente, já ouviu falar desse produto se está familiarizado com procedimentos com preenchedores faciais e bioestimuladores de colágeno.

Essa se trata de uma das mais modernas opções de terapias para rejuvenescimento facial. Isso é, um procedimento que tem como objetivo suavizar os sinais da idade da pele, melhorando a sua elasticidade, textura e aparência.

Os procedimentos não invasivos para rejuvenescimento facial estão entre os tratamentos estéticos mais procurados. É claro, não é possível interromper completamente o processo de envelhecimento: ele é natural. No entanto, as opções em terapias e produtos estão se tornando cada vez mais eficazes.

Nesse artigo, vamos falar sobre uma dessas alternativas, o Radiesse. Conheça melhor esse produto e tire suas dúvidas sobre o procedimento a seguir:

O que é Radiesse?

Radiesse é um gel com efeito de bioestímulo de colágeno e também pode ser um preenchedor. Seu grande diferencial em relação a produtos similares no mercado é sua composição. Ele consiste em microesferas de hidroxiapatita de cálcio suspensas em um gel à base de carboximetilcelulose.

Graças as estruturas de microesferas de hidroxiapatita de cálcio, que são absorvidas mais lentamente pelo organismo, o procedimento com Radiesse costuma a apresentar duração prolongada de até 18 a 24 meses.

Esse é um produto biocompatível e bioestimulador. Entenda:

Biocompatibilidade

Um ativo biocompatível é uma substância muito parecida ou idêntica àquelas que já estão presentes no organismo. Esse fator aumenta a segurança dos procedimentos, visto que diminui as chances de reações alérgicas e outras complicações.

Isso acontece graças à capacidade do organismo de processar a substância. Ou seja, com o passar do tempo, Radiesse é reabsorvido pelo organismo.

Apesar de significar que os efeitos de preenchimento não duram para sempre, esse processo oferece muitos benefícios. Primeiro, e mais importante, é a segurança do procedimento. Mas a absorção também desencadeia uma reação inflamatória, que ajuda a gerar melhorias progressivas para a pele. Veja:

Bioestimulador de colágeno

Quando injetado abaixo da pele, Radiesse estimula as células produtoras de colágeno na pele. Essa importante proteína é responsável pela sustentação, elasticidade e aparência jovem desse órgão.

Com o passar dos anos, é normal que essa produção desacelere naturalmente. É por isso que os primeiros sinais da idade costumam a aparecer como rugas, flacidez e afinamento da textura da pele.

Bioestimuladores agem estimulando a produção de colágeno através de uma resposta inflamatória controlada e suporte mecânico para o fibroblasto. O resultado, a longo prazo, é a ativação do fibroblasto, estimulando a produção de colágeno e elastina.

Isso gera resultados progressivos, proporcionado a melhoria de textura, aumento da firmeza e recuperação do volume perdido nas áreas de aplicação.

O dentista poderá aplicará anestésico, com o objetivo de eliminar o desconforto das injeções para o paciente.

Como o tratamento com Radiesse é feito?

O procedimento de aplicação do Radiesse é super simples. Assim como outros preenchedores, a sessão pode ser realizada diretamente no consultório. Não é necessário passar por preparos especiais e nem tempo de recuperação, visto que se trata de uma terapia minimamente invasiva.

Através de pequenas injeções, o dentista irá aplicar o produto em locais estratégicos do rosto. Os pontos de aplicação serão definidos junto ao paciente, através de uma consulta onde serão discutidas suas opções de tratamentos, expectativas e queixas.

Apesar de simples, o procedimento com Radiesse exige muita experiência e conhecimento do profissional responsável. Isso porque é necessário amplo conhecimento da anatomia e da técnica utilizada para garantir os melhores resultados e sua segurança.

Assim, não deixe de agendar uma consulta com um profissional devidamente habilitado e tirar suas dúvidas antes de fazer o preenchimento.

Quanto duram os efeitos?

Os efeitos do Radiesse, em geral, duram até 18 meses, e pode ser percebido no primeiro mês após a sessão. Já a melhoria progressiva da pele devido ao estímulo de colágeno pode durar até 2 anos, e começa a ser observada entre 4 e 6 semanas após a aplicação.

A eficácia do método foi clinicamente comprovada através de estudos que demonstram:

  • Estímulo da síntese de colágeno e elastina;
  • Aumento da espessura e elasticidade da pele.

O número de sessões necessárias e frequência do retoque variam de um paciente para outro. Por isso, é fundamental contar com um profissional capacitado para realizar qualquer procedimento estético.

As aplicações são realizadas no consultório, e cada sessão tem duração aproximada de 30 minutos. É utilizado um anestésico local na área para evitar o desconforto do paciente.

Existem riscos e contraindicações?

O Radiesse é indicado para pacientes a partir dos 30 anos de idade. Esse é um procedimento extremamente seguro e minimamente invasivo.

No entanto, qualquer procedimento médico ou estético envolve alguns riscos. Nesse caso, a maioria deles está associado à aplicação inadequada por parte do profissional. Por isso procurar um dentista de confiança é tão importante.

Com isso em mente, algumas contraindicações do procedimento são:

  • Presença de inflamação, infecção ou outras lesões no local a ser tratado;
  • Alergia e hipersensibilidade aos componentes da fórmula (o que é consideravelmente raro);
  • Predisposição a queloides ou tendência a cicatrizes hipertróficas;
  • Gestantes e mulheres em período de amamentação.

É recomendado evitar calor em excesso, exposição ao sol sem proteção e atividades físicas nas primeiras 48h.

Radiesse é uma das mais modernas opções para rejuvenescimento facial

Os bioestimuladores como o Radiesse também desempenham um importante papel no processo de harmonização orofacial.

As principais indicações do Radiesse, além do rejuvenescimento fácil, são o tratamento de:

  • Rugas moderadas a profundas;
  • Rugas nasolabiais;
  • Vincos do canto da boca;
  • Bochechas e maçã do rosto;
  • Queixo;
  • Contorno da mandíbula.

Mesmo se tratando de um tratamento seguro e minimamente invasivo, é extremamente importante que a aplicação seja realizada por um profissional capacitado.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!