Dra. Renata Pinchiari

Sculptra e Protocoll

A pele é o maior indicador da idade, saúde e da vitalidade de uma pessoa.

Exposição solar, acne, hábitos e vícios, em conjunto com a ação da gravidade, levam a pele ao estresse. Assim, traduzem a idade do indivíduo, enquanto mudanças fisiológicas associadas ao avanço da idade contribuem para as alterações na aparência facial.

Fatores intrínsecos e extrínsecos contribuem para o envelhecimento de todos os tecidos do corpo.

Com o envelhecimento, surgem dois tipos de rugas na face. São chamadas rugas dinâmicas e estática.

As rugas dinâmicas são resultados da contração muscular repetitiva. Assim, elas podem ser tratadas com a aplicação de toxina botulínica (Botox).

Por sua vez, as estáticas são aquelas que causam vincos e sulcos na pele. Elas aparecem quando o rosto está em repouso, surgindo quando a pele perde elastina, colágeno e ácido hialurônico. Em outras palavras, essas perdas ocorrem naturalmente no processo de envelhecimento. Isso significa que esse tipo de ruga não pode ser tratada somente com o Botox.

Para o tratamento eficaz das rugas estáticas, precisamos do auxílio de bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra (acido poli-L-láctico) e associações de técnicas, como o Protocoll.

O que é Sculptra?

Considerado um preenchedor dérmico desde 1999, o ácido poli-L-láctico (Sculptra) foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, em agosto de 2004. Inicialmente, era utilizado para o tratamento da lipoatrofia causada pelo HIV (do inglês, human immunodeficiency virus). A lipoatrofia causa perda do tecido de gordura da face, por que estão resultando em grande flacidez.

Nesse uso, foi constatado a melhora na estética da face, além disso, a reposição do volume perdido em um paciente com HIV.

O Sculptra está aprovado para fins cosméticos desde 2014, sendo amplamente usado na dermatologia e harmonização facial como bioestimulador de colágeno.

O produto é composto de partículas de ácido poli-L-láctico, carboximetilcelulose sódica e manitol apirogênico. Sendo assim, o produto deve ser previamente constituído, preparado 24 ou 48 horas antes da realização do procedimento. O ácido poli-L-láctico é um estimulador de colágeno, com resultados que perduram por cerca de 2 anos.

De origem não-animal, biocompatível, reabsorvível e com baixo risco de reação alérgica e reações adversas, o Sculptra é padrão ouro para o tratamento de rugas profundas, flacidez, perda de volume e rejuvenescimento da face.

Indicações do Sculptra:

  • Bioestimulação de colágeno;
  • Volumizador para pessoas acima dos 45 anos;
  • Rosto muito magro, aspecto cadavérico;
  • Melhoras no contorno facial;
  • Suavizar os sinais do envelhecimento.

O Sculptra pode ser usado por exemplo na região das bochechas, contorno mandibular, sulco nasogeniano (bigode chinês), linhas de marionete, pré jows e têmporas.

Contra indicações:

Não é indicado o tratamento com Sculptra em Áreas previamente tratadas com preenchedores permanentes como silicone ou polimetilmetacrilato. Além disso, as contra-indicações incluem:

  • Pacientes que fazem uso de anti-inflamatórios e anticoagulantes.
  • Artrite reumatoide e outras variantes
  • Lúpus
  • Esclerodermia
  • Sindrome de Sljogren
  • Poliomielite

Ainda, não é aconselhável se usar Sculptra em regiões dinâmicas do rosto. Ou seja, regiões com muito movimento, como periorbitais (em volta dos olhos) e periorais (em volta da boca).

Como o Sculptra Funciona?

O mecanismo de ação do Acido poli-L-lactico consiste na estimulação de fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno, em outras palavras a uma inflamação tecidual subclínica.

O novo colágeno começa a ser formado após um mês da aplicação e continua a aumentar por um período de 9 meses a 1 ano. Uma nova sessão poderá ser planejada com um intervalo de trinta dias.

O número de sessões dependerá da necessidade de cada paciente. Por isso, uma avaliação prévia deve ser realizada para que profissional e paciente decidam o planejamento do tratamento.

Após cada sessão o paciente deverá realizar o 5 × 5 × 5:

O paciente será orientado para realizar massagem na área aplicada cinco vezes ao dia, por 5 minutos durante 5 dias, com o auxílio de um creme emoliente para diminuir o atrito durante a massagem. Portanto, essa prática garante a distribuição do produto e previne a formação de nódulos.

https://www.youtube.com/watch?v=-Tio9O6DINI

Lembrando que o resultado do tratamento dependerá da capacidade individual de produzir colágeno. Portanto, ela pode ser influenciada pela idade, tipo de pele, estilo de vida, metabolismo e da área tratada.

Quer otimizar o resultado do Sculptra? Vamos de Protocoll!

Sim! Podemos associar o Sculptra com o Protocoll, realizando um tratamento completo e eficaz em uma única sessão!

O Protocoll consiste na associação de infusão de ativos como vitamina C, acido tranexâmico, silício orgânico, com toxina intradérmica e aplicação de ácidos. Esse último realiza um peeling químico, tudo em uma só sessão.

O paciente é orientado a fazer uso de um homecare totalmente exclusivo e personalizado para ele. Tanto os procedimentos escolhidos quanto o número de sessões depende de cada caso. Isso porque o método Protocoll leva em conta as particularidades de cada paciente.

São procedimentos que visam estimular colágeno, atenuar rugas finas, melhorar a textura e clarear a pele. Portanto, não há nada igual quando o que se deseja é um rejuvenescimento progressivo e natural.

Pesquisas na área da dermatologia estética têm comprovado que, assim ao associar diferentes técnicas e terapias, os resultados são mais eficazes, naturais e duradouros.

Associando o Sculptra com o Protocoll, estaremos estimulando colágeno de dentro pra fora e de fora pra dentro, melhorando a qualidade da derme por completo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!