Toxina Botulínica
A toxina botulínica é uma substância muito comum na prevenção e suavização da formação de rugas de expressão. O famoso Botox® também tem outras funcionalidades, no entanto. Por exemplo, é frequentemente utilizado para o tratamento de problemas como o bruxismo, sorriso gengival e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros.
A seguir, você descobre mais sobre esse procedimento e encontra respostas para as perguntas mais comuns sobre a toxina botulínica:
Qual o efeito da toxina botulínica no rosto?
A toxina botulínica pode ser aplicada no rosto através de injeções. O objetivo é, geralmente, suavizar e prevenir o aparecimentos das rugas dinâmicas, também chamadas de rugas de expressão. Alguns exemplos são os pés de galinha e as rugas formadas na testa e entre as sobrancelhas.
Um dos principais fatores para o aparecimento dessas marcas de expressão é a contração repetitiva dos músculos do rosto com o passar dos anos. A toxina botulínica bloqueia os impulsos elétricos na região onde é aplicada. Por isso, age fazendo com que os músculos permanecem relaxados.
Aplicar toxina botulínica causa perda de expressão no rosto?
Não. A aplicação de toxina botulínica, quando realizada corretamente, não faz com que o paciente perca a expressão ou capacidade de movimentar os músculos do rosto.
Ressalta-se que é fundamental procurar um profissional especializado para realizar a aplicação. Dessa forma, você garante tanto sua segurança quanto os melhores resultados possíveis.
Como a toxina botulínica é utilizada para corrigir o Sorriso Gengival?
Sorriso gengival é o nome dado para a exposição excessiva da gengiva quando o paciente sorri. Esse é um problema estético, mas que causa muito desconforto em algumas pessoas. O tratamento com toxina botulínica é a alternativa menos invasiva e mais simples para a correção do sorriso gengival.
A aplicação é realizada nos músculos que tracionam o lábio superior quando a pessoa sorri. A ação da toxina impede que o lábio suba demais, sem causar perda da sensibilidade do lábio ou sensação de face paralisada.